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REGULAMENTOS

Os regulamentos à seguir tem por objetivo disciplinar todas as atividades e eventos esportivos promovidos pela AVBMG.

DISCIPLINAR

APLICÁVEL EM TODOS OS EVENTOS (SOCIAIS E ESPORTIVOS) RELACIONADOS AO BASQUETE REALIZADOS PELA ASSOCIAÇÃO E/OU OUTRAS ENTIDADES VINCULADAS AO BASQUETE.

 

Artigo 1º - Os associados (atletas ou não) são passíveis de punição, por ação direta ou indireta,
independentemente do local, do organizador/patrocinador, (simplesmente por ser associado),
abrangendo este regulamento as atividades sociais e esportivas e desde que seja responsável
por:
      1.1. Provocar distúrbios, tumultos ou tentar desvirtuar o objetivo dos eventos sociais ou
esportivos da Associação ou entidade patrocinadora;
      1.2. Causar dano aos bens móveis e imóveis;
      1.3. Utilizar de recursos antiéticos e antiesportivos para obtenção de resultados em
benefício próprio ou de terceiros, prejudicando e denegrindo as atividades e a imagem da
Associação ou das entidades patrocinadoras.
      1.4. Desrespeitar as normas e regulamentos da Associação.
      1.5. Desrespeitar profissionais, membros do Conselho e Diretoria.
Pena: Advertência, suspensão e eliminação. (Decisão da Diretoria)

 

Artigo 2º - Nas atividades esportivas, todo atleta que cometer as infrações a seguir serão
penalizados:
      2.1. Durante os Jogos:

            a) Chutar a bola: suspensão automática de 1 (Hum) jogo.
            b) Agressão verbal (contra quem quer que seja): suspensão automática de 1(Hum) jogo.
            c) Desqualificação (expulsão): suspensão automática de 1(Hum) jogo.
            d) Agressão física (contra quem quer que seja): suspensão automática de 3 (Três) jogos.
       e) Fazer reclamações, ofensas ou atos de hostilidade aos árbitros e auxiliares: Advertência, na reincidência suspensão automática de 1(Hum) jogo. (As reincidências que ocorrerem na mesma partida, serão acumuladas para avaliação da pena.).
            f) Abandono da quadra: suspensão automática de 1 (Hum) jogo.

     

      2.2. Durante as peladas:

            a) Chutar a bola: suspensão.
            b) Agressão verbal (contra quem quer que seja): advertência e/ou suspensão
            c) Agressão física (contra quem quer que seja): suspensão e/ou expulsão.
      d) Ofensas ou atos de hostilidade aos Dirigentes e profissionais da AVBMG: Advertência e/ou suspensão.
            e) Discussão tumultuando o andamento das peladas: advertência e/ou suspensão.

 

Artigo. 3º - A dosimetria e outras situações específicas e não contempladas acima serão
decididas exclusivamente pela Diretoria.

 

A DIRETORIA

 

PELADAS

REGULAMENTOS DAS PELADAS 

1º - Regras - As peladas serão regidas pelas normas do Basquetebol, com exceção das alterações previstas neste regulamento, quais sejam:

  • Não serão computados os 8/24 segundos, de transposição/posse de bola.

  • Não haverá cobrança de lances livres.

  • Toda reposição de bola será feita pela lateral da quadra.

  • Toda bola presa será decidida : 1ª posse defesa, posteriores posse alternada.

 

2º - Arbitragem - O objetivo principal é jogar e não discutir arbitragem. É um assunto polêmico, portanto ninguém está autorizado a arbitrar a pelada. A discussão prejudica os demais jogadores da equipe, bem como os que estão aguardando para jogar.

O jogador somente tem o direito de apitar quando sofrer falta. Somente ele pode apitar e é inquestionável.

Demais infrações (andadas, duplo drible, conduzidas, etc.) não serão apitadas, apenas em casos extremos, quando for consenso. Não havendo consenso decide-se imediatamente com posse alternada.

 

3º - Duração - As peladas terão duração de 20 pontos.

Em caso de empate em 18 pontos, prorroga-se a 22 pontos, em caso de novo empate, vence quem fizer a primeira cesta.

4º - Inscrição - É obrigatória a inscrição pessoal na lista, obedecendo sempre à ordem de chegada.

 

5º - Divisão das equipes - A primeira pelada será disputada entre os 10 primeiros inscritos na lista de chegada.

A divisão das equipes, bem como a separação por categoria, será mediada (equilibrada) a critério dos profissionais da AVBMG presentes.

Finalizada a pelada saem os 10 jogadores e entram os 10 próximos de acordo com a lista de inscrição e assim sucessivamente.

Havendo menos de dez jogadores de fora, completa-se primeiro com os jogadores da equipe vencedora (pela ordem de inscrição) e depois com os jogadores da equipe perdedora (também pela ordem de inscrição).

Havendo mais de dez jogadores de fora, saem todos que jogaram.

Os jogadores serão reinscritos para as próximas peladas sempre na ordem de chegada e divisão das equipes sempre a critério dos profissionais da AVBMG.

O jogador poderá jogar no máximo 02 peladas consecutivas, dando preferência aos que não jogaram ou jogaram menos.

6º - Normas disciplinares - São passíveis de advertência, suspensão ou exclusão, com aplicação automática, conforme for o caso, de acordo com o Regulamento Disciplinar.

 

7º - Casos omissos serão resolvidos pela Diretoria.


A Diretoria

 

TORNEIOS

REGULAMENTO TORNEIO INTERCLUBES

1) O principal objetivo do Torneio é o congraçamento, a confraternização, o estímulo àqueles que gostam do basquete. E que todos os participantes joguem o máximo possível. Ganhar é bom, mas não é o mais importante.

2) A Coordenação do Torneio é de responsabilidade da AVBMG - Associação dos Veteranos de Basquete de Minas Gerais.

3) É obrigatória a utilização pelos atletas do uniforme completo de sua equipe.

4) O Torneio será regido pelas regras oficiais do Basquetelbol FIBA, obedecendo, se for o caso, às adaptações próprias da Associação.

5) O Torneio será disputado em duas categorias: 35+ e 45+.

6) As equipes terão até 12 jogadores.

7) As partidas serão divididas em 4 quartos com duração de 10 minutos cada.

8) Todos os jogadores inscritos na súmula são obrigados a:

  • Jogar no mínimo 1 quarto completo;

  • Ficar 1 quarto completo no banco.

9) É permitido iniciar a partida com 4 jogadores, os demais podem ser inscritos na súmula em qualquer momento.

10) O jogador enquanto no seu tempo mínimo de jogo (1 quarto) não poderá ser substituído.

11) Toda equipe terá um líder que será o representante da equipe junto a AVBMG. Responsabilizar-se-á pela divulgação da tabela, a convocação dos atletas para os jogos e manter a união da equipe dentro e fora da quadra.

12) O torneio será realizado com o seguinte sistema de disputa:

  • Turno e Returno;

  • As 2 primeiras colocadas disputam a final;

  • As outras 2 equipes disputam o 3º lugar.

13) Os jogos serão disputados aos domingos conforme tabela.

14) Premiação: os campeões e vices de cada categoria serão premiados com uma medalha.

15) Para o bom andamento do Torneio, caso seja necessário um atleta com idade inferior atuar em outra faixa, o assunto deverá ser encaminhado a Organização que definirá.

16) Casos omissos serão resolvidos pela Diretoria da AVBMG.


A Diretoria.

REGULAMENTO TORNEIO 3X3


1) O torneio será regido pelas regras oficiais do basquetebol FIBA 3x3, obedecendo ainda às adaptações próprias da AVBMG.
2) O jogo será jogado em meia quadra de basquetebol com 01 cesta.
3) Cada equipe deverá consistir em 04 jogadores (03 jogadores em quadra e 1 substituto).
4) O lançamento da moeda determinará qual equipe obtém a primeira posse de bola.
5) Pontuação

  • Arremesso convertido dentro da linha dos 3 pontos vale 1 ponto.

  • Arremesso convertido atrás da linha dos 3 pontos vale 2 pontos.

  • Arremesso de lance-livre convertido vale 1 ponto.

6) O tempo normal de jogo será um período de 10 minutos de jogo (ou a combinar). O cronômetro de jogo deverá ser parado durante as situações bolas mortas e lances-livres.

  • Entretanto a primeira equipe que marcar 21 pontos ou mais, vencerá o jogo se isso ocorrer antes do final do tempo normal. Esta regra de “morte súbita” se aplica somente, no tempo normal de jogo (não em uma possível prorrogação).

7) Se a pontuação estiver empatada ao final do tempo normal de jogo, um período extra será jogado. Deverá haver um intervalo de 1 minuto antes da prorrogação começar. A primeira equipe que fizer 2 pontos na prorrogação vence o jogo.
8) Faltas / Lances-Livres

  • Uma equipe estará em uma situação de penalidade após ter cometido 6 faltas.

  • Faltas antidesportivas e desqualificantes são punidas como 2 faltas para a equipe. A primeira falta antidesportiva de um jogador será penalizada com 2 lances-livres, mas não terá posse de bola. Todas as faltas desqualificantes (incluindo a segunda falta antidesportiva de um jogador) serão penalizadas com 2 lances-livres e a posse de bola.

  • As 7ª , 8ª e 9ª faltas de uma equipe serão penalizadas com 2 lances-livres.

  • A 10ª falta da equipe e todas as faltas subsequentes serão penalizadas com 2 lances-livres e posse de bola.

  • Todas as faltas técnicas serão sempre penalizadas com 1 Lance-Livre.

9) Como a Bola é Jogada

  • Após cada cesta de campo convertida ou último lance livre (exceto aqueles seguidos por posse de bola), qualquer jogador da equipe que não pontuou reiniciará o jogo, sem linha de fundo, apenas iniciando o ataque atrás da linha de 3 pontos. A equipe de defesa não poderá tocar ou tentar roubar a bola, enquanto esta, não estiver na linha dos 3 pontos.

  • Após cada cesta de campo não convertida ou último lance livre (exceto aqueles seguidos por posse de bola), se a equipe de ataque ganhar o rebote, pode continuar a tentativa de pontuar, sem ter que voltar a bola na linha dos 3 pontos. Caso a equipe de defesa ganhe o rebote, tem que voltar a linha dos 3 pontos para iniciar o ataque.

  • Se a equipe de defesa rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola para a linha dos 3 pontos para atacar.

  • A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola morta deverá começar com um “Check-ball”, (a defesa entrega a bola ao ataque, atrás da linha de 3 pontos).

  • Um jogador é considerado como estando na linha dos 3 pontos, quando nenhum de seus pés está dentro ou sobre a linha demarcatória.

  • No caso de uma situação de bola presa, a posse de bola é concedida à equipe de defesa.

10) Substituições
É permitido uma substituição à qualquer equipe, quando a bola se tornar morta e antes do Check-ball ou do lance-livre. O substituto pode entrar no jogo após seu companheiro de equipe pisar fora da quadra e estabelecer um contato físico com ele. As substituições podem somente ocorrer atrás da linha final no lado oposto da cesta e as substituições não necessitam de nenhuma ação dos árbitros ou dos oficiais de mesa.
11) Tempos Debitados
Para cada equipe é concedido 01 tempo debitado. Qualquer jogador ou substituto pode solicitar o tempo debitado em uma situação de bola morta. Um tempo debitado tem duração de 30 segundos.

 

A Diretoria

 

CAMPEONATOS

Regulamento das peladas da Avbmg 

Regulamento

1º - Regras - As peladas serão regidas pelas normas do Basquetebol, com exceção das alterações previstas neste regulamento, quais sejam:

  • Não serão computados os 8/24 segundos, de transposição/posse de bola.

  • Não haverá cobrança de lances livres.

  • Toda reposição de bola será feita pela lateral da quadra.

  • Toda bola presa será decidida : 1ª posse defesa, posteriores posse alternada.

 

2º - Arbitragem - O objetivo principal é jogar e não discutir arbitragem. É um assunto polêmico, portanto ninguém está autorizado a arbitrar a pelada. A discussão prejudica os demais jogadores da equipe, bem como os que estão aguardando para jogar.

O jogador somente tem o direito de apitar quando sofrer falta. Somente ele pode apitar e é inquestionável.

Demais infrações (andadas, duplo drible, conduzidas, etc.) não serão apitadas, apenas em casos extremos, quando for consenso. Não havendo consenso decide-se imediatamente com posse alternada.

 

3º - Duração - As peladas terão duração de 20 pontos.

Em caso de empate em 18 pontos, prorroga-se a 22 pontos, em caso de novo empate, vence quem fizer a primeira cesta.

4º - Inscrição - É obrigatória a inscrição pessoal na lista, obedecendo sempre à ordem de chegada.

 

5º - Divisão das equipes - A primeira pelada será disputada entre os 10 primeiros inscritos na lista de chegada.

A divisão das equipes, bem como a separação por categoria, será mediada (equilibrada) a critério dos profissionais da AVBMG presentes.

Finalizada a pelada saem os 10 jogadores e entram os 10 próximos de acordo com a lista de inscrição e assim sucessivamente.

Havendo menos de dez jogadores de fora, completa-se primeiro com os jogadores da equipe vencedora (pela ordem de inscrição) e depois com os jogadores da equipe perdedora (também pela ordem de inscrição).

Havendo mais de dez jogadores de fora, saem todos que jogaram.

Os jogadores serão reinscritos para as próximas peladas sempre na ordem de chegada e divisão das equipes sempre a critério dos profissionais da AVBMG.

O jogador poderá jogar no máximo 02 peladas consecutivas, dando preferência aos que não jogaram ou jogaram menos.

6º - Normas disciplinares - São passíveis de advertência, suspensão ou exclusão, com aplicação automática, conforme for o caso, de acordo com o Regulamento Disciplinar.

 

7º - Casos omissos serão resolvidos pela Diretoria.

Belo Horizonte.
A Presidência

 
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